sexta-feira, 8 de junho de 2012

Equilíbrio entre trabalho, festa e família - Agência Ecclesia

Equilíbrio entre trabalho, festa e família - Agência Ecclesia

Papa em encontro dedicado às famílias, destaca a importância da guarda do domingo, "dia do Senhor" em suas palavras, como necessidade para equilíbrio entre trabalho, festa e família. O Sábado, dado pelo Senhor, tem esta função desde a criação do mundo.

Ricardo Perna/Família Cristã
Destaques do discurso, crítica pertinente e solução equivocada:
“Harmonizar os horários do trabalho e as exigências da família, a profissão e a maternidade, o trabalho e a festa é importante para construir sociedades com um rosto humano”
“Vemos que, nas teorias económicas modernas, prevalece muitas vezes uma conceção utilitarista do trabalho, da produção e do mercado”
“A mentalidade utilitarista tende a estender-se também às relações interpessoais e familiares, reduzindo-as a convergências precárias de interesses individuais e minando a solidez do tecido social”
“dia do Senhor”, como “dia do homem e dos seus valores: convivência, amizade, solidariedade, cultura, contacto com a natureza, jogo, desporto”. “É o dia da família, em que se há de viver, juntos, o sentido da festa, do encontro, da partilha, também com a participação na Santa Missa”

Nenhum comentário: