segunda-feira, 14 de abril de 2008

ONU CONDENA USO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Origem:newsletter O Globo Online
Bíblia:
EGW:
Comentário:

Etanol na berlinda

ONU: uso de biocombustíveis se tornou um crime contra a humanidade

Publicada em 14/04/2008 às 13h00m

EFE

BERLIM - O relator das Nações Unidas (ONU), Jean Ziegler, garantiu nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Televisão de Baviera, que o uso de biocombustíveis se tornou um "crime contra a humanidade", diante dos problemas que o mundo atravessa com os preços dos alimentos.

Leia mais: Aumento do milho pode elevar demanda por etanol brasileiro, diz 'WSJ'.

As declarações de Ziegler foram dadas depois de que o Banco Mundial (Bird) advertiu que a alta dos preços dos alimentos em todo o mundo gerava perigo de revoltas violentas em 33 países . Em alguns países, como Haiti, já foram registradas as primeiras revoltas diante dos preços dos alimentos.

" Os argumentos não têm validade diante do desastre que nos ameaça. Hoje, o uso e o fomento de biocombustíveis são um crime contra a humanidade "

Ziegler disse que a queima de centenas de milhões de toneladas de trigo, cereais, arroz e outros produtos para produzir biocombustíveis tem influência primoridal nas fortes altas dos preços dos alimentos, apesar de admitir que não é o único.

Outros fatores citados por Ziegler são a política do Fundo Monetário Internacional (FMI), que obriga muitos países do Terceiro Mundo a ter uma agricultura orientada para a exportação, e a especulação nos mercados, que ajuda a disparar o preço dos alimentos.

Ziegler advertiu que atualmente estamos à beira de uma situação perigosa, em que as revoltas motivadas pela fome podem se multiplicar, protagonizadas por pessoas que lutam por sua sobrevivência e que temem por sua vida.

Em relação aos biocombustíveis, disse que os argumentos originais a favor deles, tanto do ponto de vista da proteção do clima como do ponto de vista estratégico, não eram absurdos, mas que, diante a ameaça de uma catástrofe humanitária, perderam a validade.

- Os argumentos não têm validade diante do desastre que nos ameaça. Hoje, o uso e o fomento de biocombustíveis são um crime contra a humanidade - disse Ziegler.

Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Nenhum comentário: