quinta-feira, 2 de maio de 2013

História de exploração dos trabalhadores de indústrias têxteis

Bangladesh’s Are Only the Latest in Textile Factory Disasters - NYTimes.com


O recente desastre com a morte de mais de 400 trabalhadores em Bangladesh não é novidade no mundo. Texto do Times nos traz outros episódios ao longo da história,
O capital e os meios de produção são extremamente voláteis nestes tempos atuais. Indústrias intensivas de mão-de-obra se deslocam rapidamente para onde os trabalhadores possam ser mais explorados, recebendo parcos salários e com mínimas condições de trabalho.

Em Tiago temos a visão bíblica dessa exploração:



  5  Aviso aos ricos
  1 Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer!  2 As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças.  3 O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e, como fogo, comerá o corpo de vocês. Nestes últimos tempos vocês têm amontoado riquezas 12  4 e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso. 13  5 Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro.  6 Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês.


Sociedade Bíblica do Brasil. (2000; 2010). Nova Tradução na Linguagem de Hoje (Tg 5). Sociedade Bíblica do Brasil.


Nenhum comentário: