quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Benedicto XVI pide rezar por la unidad de los cristianos


Papa inicia a Semana pela Unidade dos Cristãos dizendo: "La unidade por la cual pedimos requiere una conversión. No se trata simplesmente de cordialidad y cooperación, es necesario reforzar la fe en Dios".

Neste link o texto completo do discurso papal: http://www.romereports.com/palio/benedicto-xvi-explica-en-que-consiste-la-semana-por-la-unidad-de-los-cristianos-spanish-5870.html.



Pesquisando um pouco mais encontramos as seguintes informações em texto publicado no site da WCC - World Council of Churches (http://www.oikoumene.org/resources/documents/wcc-commissions/faith-and-order-commissi) em tradução para o Português pelo Google Translate:
1. Quem elaborou: "O material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em 2012 foi elaborado por um grupo de trabalho composto por representantes da Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa e Católica e Igrejas Protestantes Tradicionais ativas na Polônia."
2. Tema: "Vamos todos ser transformados pelo Vitória de nosso Senhor Jesus Cristo"(cf. 1 Cor 15:51-58)
3. Como chegar à união: "Esta "vitória" só é possível através da transformação espiritual, de conversão. É por isso que consideramos que o tema para nossas meditações devem ser aquelas palavras do Apóstolo das Nações. O ponto é conseguir uma vitória que integra todos os cristãos de todo o serviço de Deus e ao próximo."
4. Mais sobre a unidade com palavras repetidas no discurso papal: "A unidade pela qual rezamos não é meramente uma noção "confortável" de amizade e cooperação. Ela exige uma disposição para dispensar a concorrência entre nós. Precisamos abrir-nos uns aos outros, para oferecer dons e receber presentes de um outro, para que possamos realmente entrar na vida nova em Cristo, que é a única vitória verdadeira."
5. Final do documento: "Há espaço para todos no plano de salvação de Deus. Através da Sua morte e ressurreição, Cristo abraça todos, independentemente de ganhar ou perder ", que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna " (Jo 3,15). Nós também podemos participar de sua vitória! É suficiente para acreditar nele, e vamos encontrá-lo mais fácil de vencer o mal com o bem."

Nota: a motivação é o ecumenismo, a união entre as igrejas católicas romana e ortodoxa e mais as igrejas tradicionais protestantes.

Nenhum comentário: